Topo

Partículas de hera protegem pele contra o sol, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

20/07/2010 17h28

Mingjun Zhang, professor de engenharia biomédica na Universidade do Tennessee, nos EUA, descobriu que nanopartículas da planta Hera protegem a pele contra as radiações UV do Sol. A proteção seria, pelo menos, quatro vezes maior do que a dos bloqueadores atuais.

"A descoberta da aplicação de nanopartículas de Hera para proteção solar foi desencadeada por uma necessidade real. Enquanto ouvia uma palestra em uma conferência sobre questões de toxicidade na utilização de nanopartículas de metal como base de protetores solares, eu pensei, 'por que não tentar nanopartículas orgânicas?'”, disse Zhang.

A equipe de Zhang analisou um material amarelado secretado pela planta e viu lotes de nanopartículas, partículas minúsculas 1.000 vezes mais finas do que o diâmetro de um cabelo humano.

Estes pequenos pedaços de matéria teriam a capacidade de absorver e dispersar a luz, que é parte integrante da proteção solar. “As nanopartículas apresentam propriedades únicas de física e química, devido à relação 'superfície x volume' grande, que lhes permite absorver e dispersar a luz", disse Zhang.

O pesquisador diz que o dióxido de titânio e óxido de zinco são usados atualmente para este fim por terem a mesma característica, mas que as nanopartículas de hera são mais uniformes o que pode melhorar a absorção e espalhamento da luz, e proporcionar uma cobertura maior.

Além disso, os protetores solares com base em metal podem representar riscos para a saúde. Zhang observa que alguns estudos têm mostrado que os óxidos de metal, mesmo em pequenas quantidades presentes nos filtros, podem acabar em órgãos como o fígado ou o cérebro.

Já as nanopartículas de Hera teriam biocompatibilidade com os seres humanos e o meio ambiente. A equipe de estudos indica que as nanopartículas de Hera foram menos tóxicos para células de mamíferos, têm um potencial limitado para penetrar através da pele humana, e são facilmente biodegradáveis.

Mais uma boa notícia seria que filtros solares feitos com nanopartículas de hera podem não precisar ser reaplicado após nadar. Isso porque elas não saem facilmente em contato com a água e apresentariam uma coloração transparente.