Cientistas encontram água em rocha lunar coletada pela missão Apollo

Da Redação

21/07/2010 17h59

Equipe de cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia (Caltech), em parceria com equipe da Universidade do Tennessee, encontrou água em uma rocha lunar trazida por astronautas da missão Apollo 14, em 1971. A descoberta foi divulgada na edição desta semana da revista "Nature".

Segundo o principal autor do estudo, Jeremy Boyce, é surpreendente descobrir que é possível mensurar a quantidade de água em um mineral da Lua. Os pesquisadores esclarecem que o líquido não foi encontrado na forma como conhecemos, mas na de hidroxila (composto químico representado pelo radical OH).

"A lua foi considerada um osso seco desde o retorno das pedras da primeira Apollo", diz Larry Taylor, professor da Universidade do Tennessee em Knoxville, que enviou amostras do basalto lunar aos cientistas do Caltech no ano passado. No entanto, ele explica que existem depósitos lunares que podem ter sido expelidos por erupções de vapor. Embora as erupções vulcânicas sejam dominadas por dióxido de carbono e gases de enxofre, dados mais recentes indicam que a água também poderia desempenhar um papel importante no fenômeno.

A equipe analisou a rocha lunar usando uma microssonda de íons, que é capaz de analisar grãos minerais com espessura menor que um cabelo humano.

Os pesquisadores afirmam que é difícil ampliar a quantidade de água encontrada na rocha de forma a calcular sua abundância na superfície lunar. Mas, para eles, a descoberta indica que há mais água na Lua do que se suspeitava.