Topo

Nasa divulga imagem de galáxias em colisão composta por dados de três telescópios

As galáxias Antenas; clique aqui para ver também outras imagens do mês - Nasa/ESA/JPL-Caltech
As galáxias Antenas; clique aqui para ver também outras imagens do mês Imagem: Nasa/ESA/JPL-Caltech

Da Redação

05/08/2010 19h47

Uma bela imagem de duas galáxias em colisão foi divulgada nesta quinta-feira (5) pela Nasa (agência espacial americana). As galáxias Antenas, localizadas a cerca de 62 milhões de anos-luz da Terra, são mostradas nesta imagem composta a partir de dados do Observatório Chandra X-ray (em azul), do Telescópio Espacial Hubble (ouro e marrom) e do Telescópio Espacial Spitzer (vermelho).

As galáxias Antenas têm esse nome por causa dos "braços" que exibe, que parecem antenas.

A colisão, que começou mais de 100 milhões de anos atrás e ainda está ocorrendo, tem provocado a formação de milhares de estrelas em nuvens de poeiras e gás nas galáxias. A grande maioria dessas jovens estrelas já explodiram como supernovas.

A imagem de raios-X Chandra mostra grandes nuvens de gás quente que foram injetadas com ricos depósitos de elementos de explosões de supernovas. Este gás enriquecido, que inclui elementos como oxigênio, ferro, magnésio e silício, será incorporado a novas gerações de estrelas e planetas.

Os pontos brilhantes na imagem são produzidos por material que cai em buracos negros e estrelas de nêutrons que são remanescentes de estrelas massivas. Alguns desses buracos negros podem ter massa quase cem vezes maior que a do Sol.

Os dados do Spitzer mostram a luz infravermelha de nuvens de poeira aquecida por estrelas recém-nascidas, com as nuvens mais brilhantes situadas na região de sobreposição entre as duas galáxias.

Os dados do Hubble revelam estrelas velhas e regiões de formação estelar em ouro e branco, enquanto os filamentos de poeira aparecem na cor marrom. Muitos dos objetos mais apagados na imagem são aglomerados que contêm milhares de estrelas.

A imagem do Chandra foi tomada em dezembro de 1999. A imagem do Spitzer, em dezembro de 2003. As imagens do Hubble foram tomadas em julho de 2004 e fevereiro de 2005.