Topo

Dietas de baixa caloria e de Atkins geram resultados parecidos

Por Roni Caryn Rabin

The New York Times

11/08/2010 16h02

Um dos experimentos mais longos a contrapor dietas de baixo consumo de gorduras a dietas estilo Atkins descobriu que os participantes perdiam a mesma quantidade de peso após dois anos, independentemente de qual dieta seguiam – embora os praticantes da dieta de Atkins apresentassem maiores aumentos no colesterol “bom”. Estudos anteriores mostraram resultados misturados.

O experimento clínico convocou aleatoriamente 307 adultos obesos de três regiões para dietas ou de baixa caloria e baixo consumo de gorduras, ou uma dieta estilo Atkins, de baixo consumo de carboidratos. Os dois grupos também participaram de intensas aulas de modificação de comportamento. Após dois anos, participantes de ambos os grupos haviam perdido uma média de 7 quilos, segundo o estudo, publicado na edição de 3 de agosto de “Annals of Internal Medicine”.

Independente do tipo de dieta seguido, os participantes observaram melhora em fatores de risco para doenças cardíacas, incluindo a redução dos triglicérides e menos colesterol “ruim”. Os participantes da dieta de baixo consumo de carboidratos mostraram elevações no colesterol bom, mas também experimentaram mais efeitos colaterais no início, incluindo mau hálito, prisão de ventre, perda de cabelo e boca seca.

O médico Gary Foster, principal autor do estudo e diretor do centro de obesidade da Temple University, disse: “Sabe-se que perdas de peso a partir de 4% da massa evitam o desenvolvimento de diabetes tipo 2”.