Topo

Uso da internet é associado a depressão em jovens

Por Roni Caryn Rabin

The New York Times

11/08/2010 16h03

Um grande estudo chinês sugere que adolescentes teoricamente saudáveis ficam muito mais vulneráveis à depressão quando passam tempo demais na internet.

Os pesquisadores, que acompanharam mais de mil estudantes colegiais em Guangzhou – todos livres de ansiedade e depressão no início do estudo –, descobriram que, após nove meses, a taxa de depressão profunda entre usuários “patológicos” era 2,5 vezes maior que nos outros participantes.

O estudo foi publicado em 2 de agosto no “Archives of Pediatrics & Adolescent Medicine”. Foram usadas escalas de auto-avaliação para classificar ansiedade e depressão, junto a um teste adicional que fazia perguntas como “Com que frequência você se sente deprimido, mal-humorado ou nervoso quando está offline, e tudo vai embora quando está online de novo?”

Dos 1.041 participantes, 94% foram classificados como usuários normais de internet, e 6% como moderadamente patológicos ou sob grandes riscos de dependência. Depois de nove meses, 87 estudantes – ou 8,4% – desenvolveram algum grau de depressão, de leve a profunda.

Enquanto a depressão é um fator estabelecido de risco para o uso excessivo da internet, o estudo sugere que o contrário também pode ser verdadeiro, disse o principal autor, Dr. Lawrence T. Lam, da Escola de Medicina em Sydney, Austrália. Ele especulou que os usuários passavam dias ou até semanas sem dormir o suficiente, o que pode contribuir à depressão, e tendiam a reagir intensamente ao mundo dos jogos online.

“Fracassar num jogo online tem um peso tão grande quanto fracassar em outras partes da vida”, explicou ele.