Topo

Só 6,4% dos jovens consomem recomendação mínima de frutas, legumes e verduras

Da Redação

18/08/2010 16h20

Estudo realizado com 812 adolescentes de ambos os sexos do município de São Paulo mostra que apenas 6,4% dos jovens consomem a recomendação mínima de 400 g/dia de frutas, legumes e verduras.

A pesquisa é de autoria da nutricionista Roberta S. Bigio, mestranda da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), sob orientação da Profa. Dra. Dirce Maria Lobo Marchioni. As coautoras são Michelle Alessandra de Castro, Eliseu Verly Júnior, Regina Mara Fisberg, Dirce Maria Lobo Marchioni.

O estudo será apresentado no 2º Congresso Mundial de Nutrição em Saúde Pública que ocorrerá na cidade do Porto em Portugal em setembro.

O consumo de frutas, legumes e verduras é particularmente importante durante a adolescência, devido ao alto teor de nutrientes e às elevadas necessidades corpóreas durante este período de rápido crescimento e desenvolvimento.

O consumo alimentar foi medido pelo recordatório alimentar de 24 horas. No dia avaliado, 22% não tinham consumido nenhum tipo de fruta, legume ou verdura.

A análise mostrou que, quanto menor a renda do chefe da família do jovem e sua escolaridade,  menor o consumo desse tipo de alimento.