Topo

Conheça a dieta que fez a Miss Brasil perder 5 kg em 20 dias

Lilian Ferreira

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

23/08/2010 17h00

A Miss Brasil Débora Lyra entrou em uma dieta especial para enxugar medidas e ir com força total (e corpo perfeito) para o Miss Universo que ocorre nesta segunda-feira (23), em Las Vegas.

Débora fez uma dieta de 800 calorias durante 20 dias, sendo dez no Spa 7 Voltas. A miss perdeu 5 quilos e foi disputar o concurso com 55 kg, 93 cm de busto, 63 cm de cintura, 95 cm de quadril em 1,80 m de altura.

"Ninguém me pediu para perder peso, mas, observando o padrão dos últimos anos percebi que precisava emagrecer para atender às expectativas [do Miss Universo", conta Débora.

Além de praticar de 3 a 4 atividades físicas por dia, incluindo uma caminhada de 7 quilômetros e muito abdominal, a alimentação da bela de apenas 20 anos foi bem restrita.

“O mais importante neste estímulo para uma reeducação alimentar é o fracionamento das refeições em cinco porções por dia, e uma dieta equilibrada na adequação de nutrientes mesmo quando restrita em calorias”, explica a nutricionista que acompanhou a miss no spa, Gisele Giraldi.

Ela conta que o cardápio foi montado baseado em uma avaliação nutricional da miss. O principal foi integrar variados tipos de alimentos controlando a quantidade e priorizando a qualidade.

 

Em toda refeição grande tinha uma sobremesa como pudim de leite, mas também uma salada. Massas também foram permitidas, mas de preferência na forma integral. “Houve a restrição de sal e alimentos embutidos e enlatados, e também aqueles com alto teor de sódio”, lembra a nutricionista.

Apesar da dieta restritiva, Débora diz que não passou fome. “Não passei fome alguma, em todas as refeições me sentia bastante satisfeita. Além disso, a apresentação dos pratos no spa é belíssima, tudo muito caprichado e saboroso”.

Já os exercícios físicos já fazem parte do dia a dia da miss, que diz adorar abdominais. “Quando mais nova, pratiquei todos os tipos possíveis de esportes. Com a agenda atribulada de Miss Brasil, não me sobra muito tempo, mas sempre que posso, faço uma caminhada na praia ou vou à academia”.

Ingerir bastante água também é importante para garantir a hidratação durante os exercícios e fora dele. Gisele aconselha ainda a evitar açúcares simples e frituras.

O segredo para ter corpo de miss? "Alimentação balanceada e saudável é algo fundamental, aliada a prática de exercícios físicos, é claro! Não existe mistério, apenas determinação", diz Débora.

Confira abaixo um exemplo de um dia alimentar com aproximadamente 800 calorias elaborado pela nutricionista Gisele Giraldi e os chefs de cozinha do spa.

Café da manhã:
1 fatia de pão integral light
1 copo de leite desnatado com café
½ mamão papaya

Lanche:
Gelatina de uva com fibras

Almoço:
1 prato salada primavera
4 col. de sopa de spaghetti de abobrinha a bolonhesa
1 pedaço pequeno de pudim de leite

Lanche da tarde:
1 unidade de mini pizza com pão sirio
3 gomos de mexerica
150 ml de suco natural de caju

Jantar:
Salada de alface com moyashi temperado( 2 col. Sopa)
½ file de truta grelhado (75g)
4 palitinhos de chuchu
½ unidade de banana na calda de laranja