Topo

Legendárias ensinam truques para ter a barriga e bumbum dos sonhos

Lilian Ferreira

Do UOL Ciência e Saúde<br>Em São Paulo

23/08/2010 11h00

Você também olha o corpo das assistentes de palco dos programas da TV e fica se perguntando qual o segredo para ter aquela barriga sequinha e o bumbum empinado? O UOL Dieta e Boa Forma acompanhou um dia de treino de Deborah Albuquerque e Carol Dias, assistentes de palco do programa "Legendários" da Record, para descobrir quais são os truques para ter o corpo com tudo em cima.

EXERCÍCIOS PARA BARRIGA E GLÚTEOS

  • Rogério Albuquerque/UOL

    Deborah Albuquerque ensina truques para ficar com o bumbum grande durinho e empinado

  • Rogério Albuquerque/UOL

    Carol Dias mostra seus segredos para ficar com a barriga chapada

Deborah tem um bumbum de deixar qualquer mulher morrendo de inveja e qualquer homem babando. A série dela é focada principalmente nos quatro apoios. "Pego pesado nos dois exercícios de quatro apoios, com 18 kg em cada perna e poucas repetições", conta. Ela ainda faz elevação pélvica com uma anilha de 20 kg sobre a pélvis.

Outro segredo de Deborah é fazer a cadeira abdutora com o tronco inclinado. "Assim, ela trabalha não só o glúteo medial (o músculo lateral que geralmente é trabalhado neste exercício), mas também o grande glúteo", explica o professor Vagner Cunha, da BioRitmo.

A loira, que faz boxe desde os sete anos, tem 1,70 m distribuídos em 65 kg com 104 de quadril, 65 de cintura e 100 de busto. Hoje, com 25 anos, ela concilia os trabalhos como repórter e assistente de palco do "Legendários" com a ginástica. O boxe teve que ser abandonado por falta de tempo, mas Deborah, que é publicitária e estudante de jornalismo, passa pelo menos 1 hora por dia na academia.

Na alimentação, sal e açúcar estão cortados. "Como venho de uma família de esportistas já estou acostumada com alimentação saudável, sem sal, açúcar e nada de fritura. Para mim, sacrifício é comer algo com sal", brinca.

Deborah tem facilidade para emagrecer (para nos deixar ainda mais mortas de inveja), por isso está trabalhando para ganhar massa. Come seis claras de ovo cozido sem sal por dia para ingerir grande quantidade de proteína, além de aliar suplementos à alimentação.

Mas ela também tem seus truques pra quando precisa perder peso rapidamente. “Quando preciso emagrecer, é só cortar carboidratos depois das 18horas e limitar os carboidratos aos integrais ou de rápida absorção como a batata”, dá a dica Deborah.

Barriga sequinha

Para a barriga ficar chapada, quem ensina alguns truques é Carol Dias. A ex-estudante de educação física é outra apaixonada por esportes e ginástica. Ela faz musculação de 3 a 4 vezes por semana e em 2 dias faz aeróbicos com 20 minutos de esteira ou transport para manter os 56 kg distribuídos em 1,63m, 93 cm de busto, 69 cm de cintura e 97 cm de quadril.

O principal exercício da morena é o abdominal crunch (quando você leva as mãos aos joelhos). Carol faz com halter de 10 kg. A série secreta começa com 15 abdominais longos (até quase encostar nos joelhos) segurando três segundos e voltando. Depois 10 abdominais curtos e rápidos, e mais 10 longos com parada. Ao final de cada série, ela segura 10 segundos lá em cima.

"Repare que quanto mais longe do eixo de força do abdome mais intenso é o exercício", mostra o professor Vagner Cunha, da BioRitmo. Assim, quanto mais você conseguir ficar com os braços esticados durante o exercício, melhor.

O abdominal com bola focado na parte inferior do abdome também está na série de Carol. “Como o abdome é o centro de força do corpo, ele é trabalhado todo o tempo, então procuro evitar fazer muito exercício e causar fadiga no músculo”, explica.

Carol é acompanhada há 2 anos pela personal trainer Denise Freitas, que varia sempre sua série para que ela não canse. Outro ponto de destaque para ela é não forçar muito a lombar durante os exercícios.

Na alimentação, a morena que vai começar a estudar jornalismo por causa do programa, evita frituras e doces, mas sentencia: “procuro ter uma dieta balanceada para ser saudável, mas tudo que é extremista é ruim. Todo mundo deve comer um chocolate na TPM!"