Topo

Livro lançado na Espanha traz dicas para cuidar do meio ambiente e ser "ecochic"

Nana de Juan

Da Efe

25/08/2010 07h00

Gestos cotidianos e hábitos sustentáveis podem contribuir para salvar o planeta. É o que garante a escritora e blogueira Margaret Fenwick, professora de literatura e idiomas e especialista em meio ambiente, no livro "Ecochic - Pequeños gestos para cuidar de ti y de tu planeta" ("Ecochic - Pequenos gestos para cuidar de você e do seu planeta", sem versão para o português), recém-lançado na Espanha.

Ela alerta, por exemplo, que para fabricar e transportar uma garrafa plástica cheia de água é preciso um quarto de seu volume em petróleo. E ensina que é possível economizar mais de 50% da conta de luz com gestos simples.

A autora também defende que não se utilize mais as bolsas de plástico para fazer compras: um par de bolsas de tela resistente é o ideal para comprar  "com o mínimo impacto e o maior estilo".

No que se refere a comida, Fenwick recomenda que as pessoas se alimentem apenas com vegetais uma vez por semana. A ideia se alinha à campanha "Meat free Mondays" ("Segundas-feiras livres de carne"), de Paul McCartney. Segundo um estudo da ONU, a indústria da pecuária emite quase 20% de todos os gases do efeito estufa, muito mais que todos os carros, aviões, navios, caminhões e trens juntos. Por isso, comer carne não é muito sustentável para o planeta.

Transporte público

Outro conselho citado pela blogueira é utilizar a bicicleta como transporte público de referência. Ela ainda fala em buscar o algodão orgânico, biológico ou ecológico nos rótulos das camisas. A escritora constata em seu livro que a produção de algodão não orgânico utiliza 25% do total de todos os inseticidas do mundo e 10% dos pesticidas, substâncias que prejudicam a biodiversidade, intoxicam e desnutrem o solo.

A autora não esquece também o cuidado com a pele, e aconselha a opção por produtos com menos substâncias tóxicas. "Não se pode esquecer que a pele absorve como uma enorme esponja tudo o que entra em contato com ela", afirmou.

Fenwick aconselha a que nos desfaçamos dos vários carregadores eletrônicos que possuímos e aponta um, de uso solar, como a solução, 100% sustentável. Como ele, seria possível recarregar mais de 100 aparelhos.

Também pede que se evite as modas passageiras e se opte por produtos de qualidade no guarda-roupa. Para compor o visual, a recomendação é usar acessórios únicos, como bolsas e colares, e itens artesanais.

A especialista em meio ambiente também recomenda que as pessoas abram mão do ar-condicionado, que segundo ela emite um "coquetel sujo" de substâncias químicas.

Ela ainda sugere plantas no interior de casa, já que, segundo estudos da Nasa (agência espacial americana), elas "limpam o ar de toxinas, como o benzeno, regulam os níveis de umidade e suprimem a existência de micróbios".

Consciência

A antropóloga Jane Goodall assegura no prólogo do livro que o mais importante é dedicar alguns minutos do dia para aprender sobre as consequências das decisões que tomamos e de nossas compras: de onde vêm os produtos, quantos quilômetros viajaram, como se fabricou, o quanto poluem e, sobretudo, se realmente precisamos deles.

Segundo ela, assim começaremos a notar as mudanças. "Até as coisas menores são importantes na maneira em que vivemos nossas vidas para salvar o planeta", afirma.