Topo

Pesquisa mostra que maioria dos consumidores não sabe o que são transgênicos

Da Redação

25/08/2010 18h31

Uma pesquisa encomendada pela Associação Brasileira das Indústrias da Alimentação (Abia) mostrou um amplo desconhecimento da população com relação aos alimentos transgênicos. O levantamento, realizado pela Ipsos, foi feito com uma amostra de 1.000 pessoas de 70 cidades das regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul do Brasil.

De acordo com o estudo, 74% dos entrevistados nunca ouviram falar em transgênicos ou Organismos Geneticamente Modificados (OGMs). Dos que afirmaram já terem ouvido o termo transgênico, apenas 44% disseram que são organismos geneticamente modificados.

As classes D/E concentraram o maior número de pessoas que nunca haviam ouvido falar de transgênicos, com 88% dos entrevistados. Na classe C o índice chegou a 72% e nas classes A/B, 42%.

Com relação ao triângulo amarelo com um “T”ao centro - que, de acordo com o Decreto 4680/03 deve estar no rótulo de todo alimento ou ingrediente alimentício com presença de derivados de OGMs acima de 1% em sua composição final – apenas 8% dos entrevistados o associaram aos organismos geneticamente modificados. Outros 56% afirmaram não saber do que se tratava o símbolo, 22% o associaram a sinal de trânsito e 11% o associaram a perigo, alerta de proibição ou de que faz mal à saúde.