Topo

Rio e SP terão eventos para orientar a população no Dia Mundial do Alzheimer

Da Redação

20/09/2010 20h58

A Secretaria de Estado da Saúde preparou uma programação especial nos seus dois centros de referência do idoso na capital paulista para orientar idosos e cuidadores sobre o Mal de Alzheimer. Os eventos, que incluem palestras com psiquiatras e psicólogos, serão realizados por ocasião do Dia Mundial do Alzheimer (21 de setembro).

Na terça-feira, dia 21, o Centro de Referência do Idoso (CRI) da Zona Norte promoverá duas palestras sobre o assunto, a partir das 14h, voltada especialmente aos cuidadores dos pacientes com Alzheimer. Serão transmitidas informações sobre sintomas e cuidados indicados para os idosos diagnosticados com a doença. Para participar basta comparecer à unidade, sem necessidade de inscrição prévia.

Já o Instituto Paulista de Geriatria de Gerontologia (IPGG, antigo CRI Leste) promoverá uma extensa programação sobre o tema na quarta-feira, dia 22, a partir das 9h, voltada aos idosos da região. Serão realizadas aulas informativas e oficinas sobre memória em atividade e casos da vida real, entre outras atividades.

As inscrições para os eventos do IPGG podem ser feitas pelos telefones (11) 2030-4073/4074 ou pelo e-mail: ipgg-comunicacao@saude.sp.gov.br.

O CRI Norte fica na rua Augusto Tolle, 978, no bairro do Mandaqui. O IPGG fica na praça Padre Aleixo Monteiro Mafra, 34, São Miguel Paulista.

Rio de Janeiro

No Rio, a  Associação de Parentes e Amigos de Pessoas com Alzheimer (Apaz) promove debates, palestras e cultos durante esta terça-feira.  O evento acontece na Associação Brasileira de Imprensa (R. Araújo Porto Alegre, 71 - Centro) e  conta com a participação especial da atriz Laura Cardoso, que vivenciou uma portadora da doença, na produção "Clarita".