Topo

O volume de sangue no corpo varia de acordo com o peso e a altura?

Por C. Clairborne Ray

The New York Times

16/11/2010 19h25

Meu marido tem o dobro do meu peso. Como seu volume de sangue se compara ao meu?

O volume de sangue depende de muitos fatores e varia muito, mas podem ser feitas estimativas com base na altura, peso e gênero. Para um homem de 1,82 m e 90,7 kg, o volume de sangue estimado é de 7,2 litros. Para uma mulher de 1,52 m e 45,3 kg, o volume estimado é de 3,5 litros.

Normalmente, os humanos adultos possuem em média de 4 a 6 litros de sangue. Um método atualizado e semi-automatizado de obter uma estimativa rápida e confiável do volume de sangue usando traçadores radioativos é discutido num artigo publicado em 2003 no "The Journal of Nuclear Medicine Technology". Obter essa leitura é importante em muitas áreas de tratamento, como perfusão ou injeção de substância terapêutica na circulação sanguínea de um paciente.

"Obviamente, pessoas maiores possuem um volume de sangue maior, mas ele também varia significativamente de acordo com a composição corporal", explica o artigo. "Tentativas iniciais de prever o volume de sangue normal usavam uma proporção fica de volume de sangue por peso corporal, com proporções diferentes para mulheres e homens. No entanto, a gordura é muito menos vascular que o tecido magro, então dois indivíduos com o mesmo peso, mas com composições corporais diferentes, podem ter volume de sangue normal com diferenças acentuadas".