Topo

Cientistas australianos desenvolvem touca que promete aumentar a criatividade

Allan Snyder, da Universidade de Sydney, mostra a "touca do pensamento""; veja no álbum - AFP/Torsten Blackwood
Allan Snyder, da Universidade de Sydney, mostra a "touca do pensamento''; veja no álbum Imagem: AFP/Torsten Blackwood

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

10/02/2011 12h02

Cientistas australianos desenvolveram uma espécie de "touca do pensamento", um dispositivo que usa minúsculos pulsos magnéticos para alterar a forma como o cérebro funciona e melhorar a criatividade. A invenção já produziu resultados notáveis, segundo os criadores. As informações são do jornal "Daily Mail".

Os pesquisadores da Universidade de Sydney usaram uma espécie de touca equipada com uma bobina magnética para estimular o lado esquerdo do cérebro. Os testes indicaram que o uso do dispositivo melhorou a capacidade artística e as habilidades de leitura dos usuários.

Em um experimento, os voluntários foram convidados a desenhar um cão, cavalo ou o rosto da memória antes e depois de receber os pulsos por dez a 15 minutos. Quatro dos 11 voluntários produziram resultados mais naturais depois de usar a touca.

Dois dos voluntários também viram erros escritos em pedaços de texto que eles tinham ignorado antes. Em um terceiro experimento, o dispositivo reforçou a capacidade dos usuários de estimar rapidamente o número de pontos mostrados na tela.

A técnica é baseada na estimulação magnética transcraniana, que já se mostrou promissora no tratamento da depressão e da esquizofrenia.