Topo

Missão Stardust detecta cratera em cometa deixada por sonda enviada em 2005

Imagem mostra a cratera deixada no cometa Tempel 1 por outra sonda norte-americana - Nasa/JPL-Caltech/Cornell
Imagem mostra a cratera deixada no cometa Tempel 1 por outra sonda norte-americana Imagem: Nasa/JPL-Caltech/Cornell

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

16/02/2011 14h41

A nave espacial Stardust, da Nasa (agência espacial norte-americana), enviou novas imagens do cometa Tempel 1, mostrando uma cicatriz resultante da missão Deep Impact, de 2005. A marca mostra que o cometa possui um núcleo frágil e fraco.

A nave fez sua maior aproximação com o cometa na última segunda-feira (14), a uma distância de aproximadamente 178 quilômetros.  A Stardust registrou 72 imagens de alta resolução do cometa e acumulou 468 kilobytes de dados sobre a poeira da atmosfera do Tempel 1.

A missão Stardust-Next também cumpriu o objetivo de observar alterações na superfície em áreas previamente observadas durante a missão do Deep Impact. As imagens mostram uma cratera gerada quando a missão de 2005 impulsionou um pêndulo no cometa.

"Nós vimos um monte de coisas novas que não esperávamos ver, e nós vamos trabalhar duro para descobrir o que Tempel 1 está tentando nos dizer", afirmou Joe Veverka, pesquisador da Universidade de Cornell que analisa os dados da missão Stardust-Next.

Durante a aproximação, a Stardust passou por ondas de partículas de cometa em desintegração, e várias delas atravessaram a camada protetora da sonda. "Os dados indicam que a Stardust passou por algo semelhante a um bombardeiro B-17 voando em área inimiga na II Guerra Mundial", disse Don Brownlee, da Universidade de Washington, em Seattle.