Topo

Hubble capta imagem de galáxia com baixo índice de formação de estrelas

A galáxia em espiral NGC 2841, captada pela nova câmera do Hubble - Nasa/ESA
A galáxia em espiral NGC 2841, captada pela nova câmera do Hubble Imagem: Nasa/ESA

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

17/02/2011 13h32

A galáxia NGC 2841, mostrada nesta imagem captada pelo telescópio espacial Hubble, conta com uma taxa de formação de estrelas relativamente baixa em comparação com outras espirais. É uma das várias galáxias próximas que foram escolhidas para um novo estudo sobre taxas de natalidade em berçários estelares.

O nascimento de estrelas é um dos processos mais importantes na formação do Universo, pois desempenha um papel fundamental na evolução das galáxias.

No entanto, ainda há muita coisa que os astrônomos não entendem. Uma delas é como as propriedades dos berçários estelares variam de acordo com a composição e a densidade do gás presente, e o que desencadeia a formação de estrelas.

A força motriz da formação de estrelas é particularmente clara em um tipo de galáxia chamada de espiral "floculenta", como a NGC 2841. Ela apresenta braços espirais curtos ao invés de membros proeminentes e bem definidos.

Na tentativa de responder a algumas dessas questões, uma equipe internacional de astrônomos está usando a nova câmera do Hubble para estudar uma amostra de perto. Os alvos incluem grupos de estrelas e galáxias, e taxas de formação que variam do "baby-boom" observado na Messier 82 a produtores de estrelas mais lentos, como o NGC 2841.

A câmera WFC3, instalada no Hubble em maio de 2009, é adequada para esse novo estudo, pois capta a radiação ultravioleta emitida por estrelas recém-nascidas (indicada pelo brilho azul nesta imagem) e também comprimentos de onda infravermelha, permitindo mostrar o que há por trás do véu de poeira.

A imagem mostra muitas estrelas jovens e quentes no disco da NGC 2841, mas há apenas algumas áreas com estrelas em formação. Os astrônomos acreditam que essas jovens "inflamadas" destroem as regiões de formação estelar em que foram geradas.