Topo

DIU pode proteger contra câncer do colo do útero

Do The New York Times

27/09/2011 15h41

Os dispositivos intrauterinos talvez ofereçam certa proteção contra o câncer cervical, segundo descobriu uma análise de estudos extensa.

Os estudos foram realizados de 1985 a 2007 na Europa, Ásia e América do Sul e envolveram aproximadamente 20 mil mulheres. Após levar em conta muitos fatores de saúde e comportamentais, os pesquisadores descobriram que usar o DIU reduzia o risco de contrair câncer do colo do útero em 45 por cento, comparado com não tê-lo utilizado nunca. A análise, publicada online na semana retrasada na revista Lancet Oncology, afirmou que o efeito protetor era aparente no primeiro ano de uso e continuava por até dez anos.

As mulheres que optam por inserir o DIU estão mais propensas a realizar exames de detecção de câncer cervical. Porém, os pesquisadores descobriram que os exames não eram um fator que influenciava na redução do risco. Além disso, para as mulheres que usavam o DIU a probabilidade de serem infectadas pelo papilomavírus humano – o principal causador do câncer cervical – não era maior nem menor do que para as mulheres que não usavam o dispositivo.

Pelo contrário, os pesquisadores sugerem que a inserção do DIU pode causar uma resposta imune contra o HPV.

Os dados enfatizam dois pontos importantes, de acordo com o principal autor do estudo Xavier Castellsague, epidemiologista do Instituto Catalão de Oncologia de Barcelona, na Espanha. Primeiro, possuir um DIU não altera o risco de infecção por HPV. Em segundo lugar, o uso do dispositivo está associado à redução de quase 50 por cento do risco de câncer do colo do útero.