Topo

Leite materno vai ajudar pesquisadores a mapear uso de agrotóxicos

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

16/11/2011 15h00

Detectar as regiões onde existem mais concentração de poluentes orgânicos persistentes é o objetivo de um estudo que vai ser feito pela Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, em 15 Estados, a partir da análise do leite de 150 mães.

Os poluentes orgânicos são substâncias presentes em agrotóxicos usados na agricultura. Como são persistentes, eles resistem no meio ambiente e ficam nos alimentos. Essas substâncias já foram apontadas como causadores de diversas doenças, como o câncer.

No corpo humano, essas substâncias ficam acumuladas na gordura e no tecido adiposo. Por isso, o leite materno, que é rico em gordura, se tornou alvo da pesquisa.

A química e especialista em saúde pública da Fiocruz, Ana Braga, explica que todas as participantes do estudo foram escolhidas a partir dos critérios definidos pela Organização Mundial da Saúde, para que elas possam ser comparadas com outras mulheres. os requisitos sao: ter idade máxima de 30 anos, morar na mesma região por 10 anos e ser mãe de primeira viagem.