Topo

Machos de moscas rejeitados bebem mais álcool, diz estudo

Moscas macho que foram rejeitadas no sexo preferem beber álcool em vez de bebida doce não alcoolica - Galit Shohat-Ophir/Science
Moscas macho que foram rejeitadas no sexo preferem beber álcool em vez de bebida doce não alcoolica Imagem: Galit Shohat-Ophir/Science

Do UOL

Em São Paulo

15/03/2012 20h23

Machos da mosca drosófila consomem mais álcool quando rejeitados sexualmente pela parceira, indica estudo publicado pela revista Science desta quinta-feira (15). Os pesquisadores da Universidade da Califórnia, em São Francisco, EUA, descobriram que uma pequena molécula no cérebro das moscas de frutas, chamado de neuropeptídio F, é responsável por este comportamento.

O estudo foi feito com as moscas macho presas com fêmeas virgens e que tinham acabado de copular. Enquanto as virgens são receptivas ao sexo, as outras ficam arredias por um tempo, por terem uma substância conhecida como peptídio do sexo, que é passado pelo macho junto com o esperma.

Depois, os machos foram colocados em um recipiente com dois canudos, um com comida normal e o outro com comida mais 15% de álcool. Os rejeitados sexualmente beberam muito mais do que os satisfeitos sexualmente.

Galit Shohat-Ophir, autor do estudo, diz que esta é uma mudança que de acordo com o nível de satisfação do cérebro leva a um comportamento de busca de recompensa. A pesquisa pode ajudar a entender o vício em humanos, já que há um neuropeptídio similar, o Y, que estaria ligado a abusos.