Topo

Projeto no Rio promove exame oftalmológico gratuito para diabéticos

Lilian Ferreira

Do UOL, no Rio de Janeiro

23/03/2012 14h56

  
O projeto fluminense Oftalmologista Amigo do Jovem Diabético, que visa atender gratuitamente diabéticos até 30 anos, quer se expandir para o resto do país. A campanha nacional foi lançada no Congresso Latino Americano de Obesidade, Diabetes e Hipertensão, no Rio de Janeiro.

Desde 14 de novembro, a iniciativa já conta com 126 inscritos, sendo que a metade já foi atendida. Segundo Solange Travassos, professora adjunta em endocrinologia da Universidade Gama Filho (RJ), os cerca de 50 médicos no Estado do Rio de Janeiro estão ociosos. "São necessárias mais pessoas no projeto", destaca, ao acrescentar que "90% dos diabéticos com mais de 10 anos de doença apresentam algum problema de visão".

É importante destacar que mesmo os diabéticos que não sentem dificuldade para enxergar ou qualquer outro problema, devem fazer o exame de fundo de olho anualmente. "É gritante a diferença no tratamento entre quem tem recursos e quem não tem. O Sistema Único de Saúde carece de oftalmologistas. Os diabéticos que precisam urgente de cirurgia para retinopatia acabam ficando cegos, pela falta de atendimento".

Cada médico do projeto se compromete a atender dois jovens diabéticos até 30 anos gratuitamente em seus consultórios por mês. Para ser atendido, o paciente deve ser filiado a uma associação de diabéticos local ou se inscrever pelo site: www.unidospelacriancadiabetica.com.br. Vale lembrar que, por enquanto, só o Estado do Rio de Janeiro conta com médicos cadastrados.

O projeto está em negociação com a ADJ (Associação de Diabetes Juvenil), em São Paulo, para cadastrar e agendar pacientes e recrutar médicos no Estado. O objetivo principal do programa é orientar e prevenir a cegueira, mas também indica casos mais graves para centros de referência para realização de cirurgia.