Topo

ONU elogia medidas de sustentabilidade para as Olimpíadas de Londres

Rádio ONU

30/04/2012 14h03

O chefe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, visitou o parque olímpico, no leste da capital britânica; organizadores se comprometeram com a política de "Zero Lixo" e querem 1 milhão a mais de pessoas pedalando ou caminhando para os locais dos jogos.

As Nações Unidas afirmaram que Londres está no caminho certo para realizar as Olimpíadas de forma sustentável.

Na semana passada, o diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma, Achim Steiner, visitou o Parque Olímpico, no leste de Londres, para conhecer de perto as instalações dos jogos.

Visão mais sustentável

Segundo os organizadores, os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos serão realizados levando em conta uma economia verde.

Steiner afirmou que as Olimpíadas, na capital britânica, servirão como um catalisador para que parceiros e empresas adotem uma visão mais sustentável. Ele citou o exemplo de uma companhia de refrigerantes que foi inspirada a organizar um centro de reciclagem.

O Comitê Olímpico Britânico informou que o local dos jogos é considerado o maior parque urbano da Europa há 150 anos. As instalações também ficaram prontas a tempo e dentro do orçamento.

As Olimpíadas e as Paraolimpíadas irão medir as emissões de carbono durante todo o evento.

Os organizadores também se comprometeram com a iniciativa "Zero Lixo" e estão incentivando 1 milhão de pessoas a mais a pedalarem ou caminharem para os locais das competições.