Topo

Stephen Hawking diz que perdeu 100 dólares em aposta contra o Bóson de Higgs

Stephen Hawking (f) acha que, caso seja comprovada a descoberta da partícula, Peter Higgs merecerá o Nobel - Sarah Lee/AP
Stephen Hawking (f) acha que, caso seja comprovada a descoberta da partícula, Peter Higgs merecerá o Nobel Imagem: Sarah Lee/AP

Do UOL

Em São Paulo

04/07/2012 17h04Atualizada em 04/07/2012 18h33

O cientista Stephen Hawking afirmou que terá prejuízo com o que pode ser a descoberta do Bóson de Higgs, também chamado de "partícula de Deus". Ele chegou a apostar com o colega Gordon Kane, da Universidade de Michigan que a partícula nunca seria encontrada.

"Parece que eu acabo de perder 100 dólares", admitiu Hawking, em entrevista à BBC. O cientista também afirmou que o escocês Peter Higgs, físico cujo nome batizou a partícula essencial em 1972, merecerá o Prêmio Nobel por seu trabalho, caso a existência do Bóson de Higgs seja comprovada.

Cientistas do Cern (Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear) anunciaram nesta quarta-feira (4) terem descoberto uma nova partícula subatômica que pode ser o tão procurado Bóson de Higgs.

O resultado foi considerado preliminar, mas um indicativo "forte e sólido" da partícula. Ainda assim, são necessárias mais pesquisas para comprovar que o que eles viram é de fato a partícula.

Os cientistas alegam ter encontrado uma "curva" nos dados sobre as variações de massa das partículas geradas no imenso acelerador de partículas Grande Colisor de Hádrons. Essa "curva" corresponde a uma partícula que pesa 125,3 gigaelectronvolts (Gev) - cerca de 133 vezes mais pesada do que o próton existente no âmago de cada átomo.

O que não se sabe é se a partícula descoberta é realmente o Bóson de Higgs, uma variante ou uma partícula subatômica completamente nova, que leve a reformulações das teorias sobre a formação da matéria.

(Com BBC)