Topo

Poeira desaparece misteriosamente ao redor de estrela

Astrônomos registraram poeira em torno de uma estrela recém-nascida desaparecer - Gemini Observatory/AURA artwork by Lynette Cook
Astrônomos registraram poeira em torno de uma estrela recém-nascida desaparecer Imagem: Gemini Observatory/AURA artwork by Lynette Cook

Do UOL, em São Paulo

06/07/2012 11h30

Astrônomos relatam uma descoberta nunca vista antes: uma extraordinária quantidade de poeira em torno de uma estrela desapareceu misteriosamente. "É como o truque do mágico clássico — agora você vê, agora não," disse Carl Melis, bolsista de pós-doutorado na Universidade de San Diego e autor da pesquisa. "Somente neste caso, estamos falando de poeira suficiente para preencher o interior de um sistema solar, e ela realmente se foi!"

"É como se os anéis de Saturno tivessem desaparecido," disse o co-autor Benjamin Zuckerman, professor de física e astronomia da UCLA. "Isso é ainda mais chocante porque o disco de detritos rochosos era maior e muito mais massivos que os anéis de Saturno. O disco ao redor desta estrela, se fosse em nosso sistema solar, teria se estendido do Sol até perto da órbita de Mercúrio".

A pesquisa sobre este ato de fuga cósmica, que ocorreu em torno de uma estrela a 450 anos-luz da terra, na direção da constelação de Centaurus, apareceu em 5 de julho na revista Nature.  

"Uma coisa desconcertante sobre essa descoberta é que não temos uma explicação satisfatória para resolver o que aconteceu ao redor desta estrela", disse Melis. "O ato de desaparecimento parece ser independente da estrela em si, porque não há nenhuma evidência de um evento violento".

Melis descreve a estrela TYC 8241 2652 como uma  "jovem análoga ao nosso Sol", que há poucos anos exibia todas as características de que "hosperadia um sistema solar", mas ela se transformou completamente.

"Nada como isto jamais foi visto em muitas centenas de estrelas que os astrônomos estudaram com os anéis de poeira," disse Zuckerman. "Este desaparecimento é extremamente rápido, mesmo em uma escala de tempo humana, e muito menor em uma escala astronômica. O desaparecimento de poeira no TYC 8241 2652 é tão rápido e tão bizarro que inicialmente imaginei que nossas observações deveriam estar simplesmente erradas de alguma forma estranha".