Astrônomos descobrem galáxia em espiral mais antiga do Universo

Astrônomos da Universidade de Toronto, no Canadá, observaram pela primeira vez a galáxia em espiral mais antiga já descoberta. A BX442 teria se formado há 10,7 bilhões de anos - Efe/Joe Bergeron
Astrônomos da Universidade de Toronto, no Canadá, observaram pela primeira vez a galáxia em espiral mais antiga já descoberta. A BX442 teria se formado há 10,7 bilhões de anos Imagem: Efe/Joe Bergeron

18/07/2012 20h24

Astrônomos encontraram uma galáxia em espiral do início do Universo, com quase 11 bilhões de anos, segundo estudo publicado na revista Nature. Os cientistas usaram o Telescópio Espacial Hubble para tirar fotos de cerca de 300 galáxias muito distantes.

Esta galáxia em espiral está sendo observada tal como existia há cerca de três bilhões de anos após o Big Bang, e sua luz tem viajado para a Terra por cerca de 10,7 bilhões de anos.

"Conforme você voltar no tempo para início do Universo, as galáxias parecem estranhas e irregulares, não simétricas", diz Alice Shapley, professora da Universidade da Califórnia e co-autora do estudo. "A grande maioria das galáxias antigas parecem destroços. Nosso primeiro pensamento foi: por que esta é tão diferente e tão bonita?"

Galáxias atuais se dividem em muitos tipos, incluindo galáxias espirais como a nossa Via Láctea e galáxias elípticas. No início do universo existia uma diversidade muito maior e maior quantidade de galáxias irregulares.

"O fato de que esta galáxia existe é impressionante", disse David Law, autor principal do estudo, da Universidade de Toronto. "O conhecimento atual sustenta que tais galáxias espirais simplesmente não existiam tão cedo na história do Universo".

A galáxia BX442 é bastante grande em comparação com outras galáxias deste momento do início do Universo, apenas outras 30 são tão massivas quanto esta.