Topo

"Casamento" enfraquece sistema imunológico de mamíferos, diz estudo

Do UOL

Em São Paulo

03/09/2012 18h14

A infidelidade tem seu lado bom e é uma aliada importante do sistema imunológico dos mamíferos. É o que concluiu uma pesquisa da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos.

Matthew MacManes, autor principal do estudo publicado na revista PLoS One, descobriu que roedores infiéis têm uma defesa mais eficiente contra doenças do que os monogâmicos. Para chegar a este resultado, ele e pesquisadores do Lacey Lab da universidade analisaram dados de DNA e amostras de duas espécies que vivem nas montanhas Santa Cruz, na Califórnia: o roedor da Califórnia (Peromyscus californicus), que é monogâmico (perfil compartilhado por apenas 5% dos mamíferos), e o rato-veadeiro (Peromyscus maniculatus), bastante promíscuo.

O grupo comparou os resultados em um supercomputador e observou que o rato-veadeiro tem duas vezes mais colônias de bactérias, o que acaba influenciando na variedade maior de genes ligados ao sistema imunológico.

Os resultados, diz MacManes, podem ser relacionados aos hábitos de acasalamento de humanos e de outros mamíferos, além dos roedores testados. Eles mostram que as diferenças de comportamento social podem levar a mudanças evolutivas das espécies. "Os ratos promíscuos, por causa do seu comportamento sexual, são mais expostos a bactérias. Eles precisam de um sistema imunológico mais robusto para se defender de todas as doenças a que estão expostos."