Topo

Descoberta de planeta em Alfa Centauri lembra série "Perdidos no Espaço"

Robô, dr. Smith e Will Robinson, em cena da série de ficção científica "Perdidos no Espaço" - Reprodução
Robô, dr. Smith e Will Robinson, em cena da série de ficção científica "Perdidos no Espaço" Imagem: Reprodução

Armando Pereira Filho

Do UOL, em São Paulo

17/10/2012 16h56

O anúncio de que astrônomos descobriram um planeta parecido com a Terra, no sistema Alfa Centauri, remete à série cult de TV dos anos 60 "Perdidos no Espaço" -aquela em que os personagens de destaque eram o dr. Smith, o Robô e o garoto-prodígio Will Robinson.

A série foi ao ar a partir de 1965, teve três temporadas e mostrava os perigos enfrentados pela família Robinson ao se perder na sua missão espacial. O argumento principal era que a Terra enfrentava problema de superpopulação e era preciso procurar novos mundos para acolher o excedente de habitantes.

Uma família americana foi selecionada para essa missão. O destino era justamente Alfa Centauri, o conjunto de estrelas mais próximo da Terra (pouco mais de 4 anos-luz).

Coincidência curiosa: a série previa o lançamento da nave para uma data exatamente 15 anos antes do anúncio na vida real: a fictícia espaçonave Júpiter 2 foi lançada em16 de outubro de 1997.

Na série, a viagem demoraria cerca de cinco anos, e os tripulantes iriam passar esse tempo todo congelados nos tubos de "animação suspensa". Só que a missão foi sabotada por um agente de uma "potência inimiga" -era época de Guerra Fria, em que a disputa ideológica entre os Estados Unidos e a então União Soviética estava no auge.

O sabotador não era ninguém senão o dr. Zachary Smith (o ator Jonathan Harris, morto em 2002), muito mais sombrio nesse início do que se mostrou no decorrer da série. Sua sabotagem funciona, como o Robô rebelado e destruindo equipamentos de navegação.

Mas Smith também se deu mal, porque ficou retido na espaçonave Júpiter 2 por acidente. A nave se desviou de seu caminho, e os tripulantes passaram a vagar pelo espaço e por planetas desconhecidos.

A primeira temporada, ainda em preto-e-branco, tem temas mais sérios. A segunda e a terceira, já em cores, apresentaram episódios mais leves e até considerados tolos, com personagens esquisitos, como piratas espaciais, fantasmas e legumes falantes.

O dr. Smith foi se tornando mais engraçado, covarde e egoísta, sempre articulando planos fracassados para voltar à Terra ou enriquecer à custa do sacrifício dos outros do grupo.

O Robô, xingado por Smith de vários nomes, como "pusilânime lata de sardinha", foi se humanizando, teve ciúme, medo, paixão e se tornou grande amigo do menino Will, sempre alertando-o em caso de risco, com seu bordão: "Perigo, Will Robinson, perigo".

A série terminou sem que a família chegasse a Alfa Centauri.