Topo

Macaco-prego se revolta ao ganhar recompensa diferente após fazer a mesma tarefa do grupo

Macacos-prego arremessa pedaço de pepino após perceber que o outro primata ganha recompensa melhor  - Reprodução
Macacos-prego arremessa pedaço de pepino após perceber que o outro primata ganha recompensa melhor Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/11/2012 07h00

Um estudo de comportamento animal mostra que os primatas também se sentem injustiçados quando alguém tem uma remuneração diferente para a mesma tarefa executada pelo grupo. O “estudo da injustiça” foi conduzido em 2003 pelo primatologista Frans de Waal, da Universidade Emory (EUA), mas ele repetiu o experimento recentemente, já que não tinha gravado os resultados em vídeo.

A palestra de 15 minutos na qual o pesquisador mostra o estudo dos macacos foi vista mais de 877,5 mil vezes desde maio passado – no YouTube, uma versão editada já bate mais de 1,3 milhão de visualizações no mesmo período.

Dois macacos-prego têm de pegar uma pequena pedra no canto da jaula e entregar do outro lado através de um buraco. A cada vez que faziam o ato mecânico, eles eram recompensados com comida – no entanto, um deles ganhava apenas fatias de pepino e o segundo, uvas.

Veja a reação do macaco-prego (som original em inglês)

O primeiro macaco come o pedaço de legume sem culpa quando termina sua tarefa. Mas quando percebe que o colega da jaula ao lado ganha uma recompensa diferente ao fazer o mesmo trabalho, ele se irrita. Agitado, o macaco recolhe e entrega a pedra pela segunda vez e fica esperando sua frutinha como recompensa. Quando ganha apenas um pepino, ele arremessa o pedaço na pesquisadora e começa a se bater na jaula e a emitir sons. 

Na terceira vez que ele tem de trabalhar, ele bate a pedra na parede da jaula para se certificar de que está entregando o mesmo objeto do colega das uvas. E mesmo assim, ele volta a receber outra fatia de pepino - e mais uma vez, arremessa furioso para fora da jaula e fica com as mãos esticadas para ganhar as uvas.

O estudo já tinha observado que, se a dupla recebesse pepinos, os macacos-prego poderiam repetir a entrega da pedra até 25 vezes sem reclamar. Agora, de Waal quer ver se obtêm os mesmos resultados com outros tipos de animais, como cães, pássaros e chimpanzés.