Topo

Cientistas britânicos produzem chocolate para resistir ao calor brasileiro

Marca inglesa diz que sua nova barra de chocolate foi feita para resistir ao calor brasileiro - Leon Neal/AFP
Marca inglesa diz que sua nova barra de chocolate foi feita para resistir ao calor brasileiro Imagem: Leon Neal/AFP

Do UOL, em São Paulo

30/11/2012 06h00

Cientistas britânicos desenvolveram uma barra de chocolate que não derrete em altas temperaturas, especialmente para resistir ao calor brasileiro.  O produto pode ser exposto a uma temperatura de 40 graus Celsius que ele se manterá firme por três horas, afirma a inglesa Cadburry’s.

Normalmente, o chocolate já começa a derreter quando o termômetro passa dos 34 graus Celsius, mas um método de laboratório melhorou a resistência do chocolate ao calor.

Segundo a empresa, trata-se de uma pequena alteração na produção das barrras, no momento em que os ingredientes, como manteiga de cacau, óleos vegetais, leite e açúcar, são triturados em um recipiente cheio de bolas de metal. Além disso, os cientistas conseguiram quebrar o açúcar em partículas bem menores e reduzir a gordura, que ajudaram com que o chocolate ficasse menos propenso ao derretimento.

A marca anunciou que o doce foi pensado para não melecar as mãos de consumidores no verão e que ele será vendido em países de clima quente, como Brasil e Índia – o que gerou burburinho entre os chocólatras ingleses.

“O novo Dairy Milk simplesmente não ia vender na Grã-Bretanha”, afirma Tony Bilsborough, diretor de assuntos corporativos da marca à imprensa local.

A Mondeléz, que representa a companhia no Brasil, diz que ainda não há previsão de lançamento da barra Dairy Milk no país. A imprensa inglesa, no entanto, especula que o doce deve chegar nos mercados dos países anunciados já no próximo verão.