Topo

Vênus tem vulcões em atividade, mostra estudo

Do UOL, em São Paulo

03/12/2012 15h53

A missão Vênus Express, da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), detectou grandes variações do dióxido de enxofre na atmosfera do planeta nos últimos seis anos. De acordo com a agência, a descoberta é um indício de que os vários vulcões de Vênus, já conhecidos pelos cientistas, estão ativos.

A atmosfera de Vênus tem mais de um milhão de vezes o volume encontrado na atmosfera da Terra, onde a maioria do gás vem de erupções vulcânicas.  Emmanuel Marcq, autor principal do estudo publicado na Nature Geoscience, afirma que o dióxido de enxofre detectado só pode ter vindo de erupções ocorridas em dias próximos aos da coleta de dados,  pois o gás é destruído pela luz do Sol em poucos dias quando chega ao topo da atmosfera de Vênus.

Como Vênus tem uma  "super rotação" – ele demora 243 dias terrestres para dar volta em seu próprio eixo –, o ar circula e espalha o dióxido de enxofre pela atmosfera do planeta, dificultando a identificação exata dos vulcões que soltam o material tóxico.

“Uma erupção vulcânica funciona como um pistão para explodir dióxido de enxofre nessa quantidade, mas peculiaridades na circulação do planeta [Vênus], que nós ainda não entendemos completamente, podem também reproduzir o mesmo resultado”, explica Jean-Loup Bertaux, chefe da missão da ESA e coautor da pesquisa.