Topo

Nasa prevê enviar "sonda gêmea" da Curiosity a Marte em 2020

Do Deutsche Welle

05/12/2012 11h34

Após a experiência bem-sucedida com a sonda Curiosity, a Nasa anunciou na última terça-feira (4) que tem planos para enviar um segundo robô a Marte em 2020. O equipamento vai auxiliar em pesquisas mais detalhadas no planeta vermelho. O orçamento previsto é de 1,5 bilhão de doláres.

O novo robô, ainda sem nome definido, será construído utilizando modelos e peças desenvolvidos para a Curiosity, o que ajudará a reduzir os custos. Será adotado, por exemplo, o mesmo sistema de pouso usado para a aterrisagem da Curiosity em Marte.

Assim como a Curiosity, a missão para enviar o novo robô para Marte será coordenada pelo Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa. No entanto, a agência espacial ainda precisa estudar em que ponto do planeta a sonda vai aterrisar e quais instrumentos serão levados para pesquisas no solo.

A expectativa da Nasa é que o novo equipamento seja mais um passo no sentido de permitir viagens de astronautas a Marte ainda antes de 2030. A sonda seria inovadora também porque daria a largada a projetos mais ambiciosos, como trazer para a Terra amostras de solo e de rochas, algo que a Curiosity não tem capacidade para fazer.

A Curiosity pousou no planeta vermelho no início de agosto. O robô é o mais caro e sofisticado que a Nasa já enviou para pesquisas em busca de sinais de vida no planeta vizinho. A missão está programada para durar dois anos.

O projeto de construção foi atribulado. O orçamento ultrapassou os 2,5 bilhões de dólares previstos e o tempo para o desenvolvimento do equipamento foi maior do que o planejado.

Além da Curiosity, a Nasa tem em Marte o robô Opportunity, enviado em 2003, e duas sondas que circundam o planeta.