Topo

Aluna de 12 anos envia Hello Kitty para o espaço com foguete caseiro

Do UOL, em São Paulo

06/02/2013 15h48

Uma aluna da 7ª série propôs um trabalho diferente para a feira de Ciências da escola Cornerstone Christian, em Antioch, na Califórnia, e atingiu um feito ‘histórico’ para uma garota de 12 anos: enviou uma Hello Kitty para o espaço.

Lauren Rojas disse à imprensa local que teve a ideia de montar o seu próprio programa espacial depois de assistir a um comercial de tevê que mostrava um balão voando até o espaço.

Quando foi autorizada pela professora para ter a ajuda do pai no projeto, os dois montaram um foguete caseiro e buscaram patrocínios para bancar o equipamento mais caro, como balão meteorológico, computador de bordo e câmeras – a High Altitude Science e a Go Pro cederam o material.

A Hello Kitty encontrou dificuldades no começo da viagem espacial, quando quase foi derrubada pelo ventos fortes da atmosfera (4 quilômetros de altitude), mas isso não a impediu de voar longe: a boneca chegou à estratosfera da Terra, a 28,5 quilômetros de distância.

A boneca de pelúcia retornou à Terra depois de o balão ter estourado (ele expandiu 53 vezes mais o volume original), mas, graças aos dados do computador, foi possível encontrá-la com facilidade no topo de uma árvore, a 75 quilômetros de distância da base de lançamento.

Lauren apresentou o projeto científico aos colegas de classe, mas sua nota só deve sair no próximo dia 12.  Se depender da fama no YouTube, onde seu vídeo já foi visto mais de 200 mil vezes, ela pode fazer as malas para representar a escola na competição estadual de projetos científicos.