Topo

Associação diz que Voyager saiu do Sistema Solar; Nasa nega

Do UOL, em São Paulo

20/03/2013 19h11

A União de Geofísica Americana (AGU) divulgou nesta quarta-feira (20) que a sonda Voyager da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) teria saído do Sistema Solar. Entretanto, a Agência diz não ter conhecimento sobre o fato.

Segundo a associação, "a Voyager 1 parece ter viajado para além da influência do Sol e saiu da heliosfera, de acordo com um novo estudo publicado on-line hoje". Já a Nasa divulgou comunicado que informa: "A equipe da Voyager está ciente dos relatos de que a Voyager 1 da NASA deixou o Sistema Solar hoje", disse Edward Stone, cientista do projeto Voyager. "É o consenso da equipe científica que a Voyager 1 ainda não saiu do Sistema Solar ou alcançou o espaço interestelar. Em dezembro de 2012, a Voyager 1 entrou em uma nova região chamada "rodovia da magnética", onde partículas energéticas mudaram drasticamente. Uma mudança na direção do campo magnético é o último indicador crítico de  que o espaço interestelar foi atingido e essa mudança de direção ainda não foi observada."

Segundo a AGU, a informação está em um artigo aceito para publicação no Geophysical Research Letters, o jornal da entidade.

"Há poucos dias, a intensidade da radiação da heliosfera diminuiu, e a intensidade dos raios cósmicos subiu como seria de esperar se ela [a Voyager] tivesse saído da heliosfera", disse Bill Webber, professor emérito de astronomia na Universidade Estadual do Novo México, em Las Cruces. Ele chama isso de fronteira de transição.

No artigo, os autores afirmam que parece que Voyager 1 saiu da região de modulação solar principal, revelando característica dos espectros de hidrogênio e hélio que espera-se encontrar no meio interestelar local.

No entanto, observa Webber, os cientistas continuam a debater se Voyager 1 atingiu o espaço interestelar ou entrou em uma região separada indefinida fora do Sistema Solar.

"Eu diria que está fora da heliosfera normal", disse Webber. "Estamos em uma nova região. E tudo o que estamos medindo é diferente e excitante."

Lançada em 1977, a sonda foi criada inicialmente para estudar os planetas mais afastados da Terra, mas continuou viajando.