Topo

Equilíbrio

Cuidar da mente para uma vida mais harmônica


Borboletas no estômago: por que sentimos frio na barriga?

As famosas borboletas no estômago têm uma explicação fisiológica - iStock
As famosas borboletas no estômago têm uma explicação fisiológica Imagem: iStock

De VivaBem, em São Paulo

25/09/2022 04h00

É comum relatarmos, antes de uma prova difícil, entrevista de emprego ou do sonhado primeiro encontro, uma sensação de "frio na barriga". Mas o que causa isso?

O frio na barriga, e outras sensações, são consequência a uma situação de estresse, como medo ou ansiedade.

O sistema nervoso central é o grande responsável pelo controle das regulações básicas do organismo, como temperatura, pressão arterial, frequência cardíaca e ereção de pelos.

Ao passarmos por uma experiência de vida, nosso cérebro envia ao organismo algumas respostas fisiológicas. São essas alterações que costumamos descrever como 'gelo na espinha', 'aperto no coração' ou 'peso na cabeça'.

Quando o corpo está em alerta, há uma rápida liberação de adrenalina.

Uma das primeiras respostas a esse estímulo é a diminuição da circulação do sangue na área do abdome, que provoca uma contração do estômago e libera uma quantidade extra de ácido.

Essa sequência de episódios é o que nos dá aquela sensação momentânea do "frio" e encolhimento na barriga.

Toda emoção tem um componente fisiológico que ajuda a explicar o que estamos sentindo. Na linguística, essas expressões são chamadas de idiomáticas e ajudam na compreensão destas sensações.

Se o estímulo estressante persiste, o corpo tende a atenuar a resposta. Mas outros sintomas, como insônia, mãos suadas e taquicardia, podem aparecer.

Fontes: Patrícia Gama, coordenadora do Laboratório de Biologia dos Epitélios Digestivos da USP (Universidade de São Paulo); João Paulo Machado de Sousa, professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto) da USP; Anderson Machado Benassi, neurologista do Hospital Santa Paula (SP); e Vivian Rio Stella, doutora em linguística pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).