Topo

Bicicleta voadora é testada com sucesso na República Tcheca; veja vídeo

Do UOL, em São Paulo

12/06/2013 17h06

O sonho futurista de um veículo voador capaz de escapar do trânsito de grandes cidades parece estar mais próximo de virar realidade.

Um teste realizado em Praga, na República Tcheca, na última quarta-feira (11), registrou o voo, por cinco minutos, de uma bicicleta equipada com quatro hélices movidas a bateria de lítio-polímero.

As hélices permitem à bike decolar e pousar verticalmente, como um helicóptero. O veículo passa a se mover para a frente assim que duas das hélices mudam de posição.

O teste foi realizado dentro de um centro de convenções na capital do país e usou um boneco de testes de colisão automotiva como "piloto" da bicicleta voadora — conduzida, na ocasião, via controle remoto.

O invento é de autoria de um pool de empresas tchecas intitulado Design Your Dreams, que desde o fim de 2011 trabalha no projeto FBike.

Segundo o site do projeto, a FBike atinge a velocidade máxima de 50 quilômetros por hora. A página, contudo, não prevê quando o veículo passará por novos testes nem se um dia estará de fato à venda.

Um dos próximos pontos a serem melhorados no projeto é a autonomia da bateria. O diretor técnico da fabricante tcheca de bicicletas Duratec disse à agência de notícias Associated Press que apenas após a FBike ganhar baterias mais potentes é que o teste poderá ser refeito com um ser humano conduzindo.