Pássaro une canto e dança no cortejo à fêmea e surpreende cientistas

Do UOL, em São Paulo

05/07/2013 06h00

Uma espécie de ave que ocorre na Austrália deixou cientistas surpresos com o grau de sofisticação que emprega no cortejo à fêmea, antes do acasalamento. O pássaro de lira soberba (Menura novaehollandiae), muito característico da fauna do país, é capaz de cantar diferentes canções e fazer coreografias próprias para cada música no intuito de impressionar sua cara-metade —num nível de esforço raramente visto na natureza.

O time de pesquisadores da Universidade Nacional da Austrália estudou o elaborado ritual feito pelo pássaro. "Seres humanos conseguem coordenar passos de dança conforme o ritmo que estão ouvindo. Por exemplo, dançamos salsa quando ouvimos salsa, e balé, quando ouvimos a música adequada", diz a cientista Anastasia Dalziell, que pesquisou os hábitos da ave.

"Notamos que o pássaro de lira soberba é capaz de combinar diferentes músicas a determinadas coreografias. Para a música A, por exemplo, ele realiza uma dança com passos para o lado e a cauda espalhada sobre sua cabeça, como um véu; mas ao cantar a música C, o pássaro recolhe a cauda, deixando-a como um moicano, e bate as asas, dando pequenos saltos."

Segundo o estudo, o pássaro também entoa os cantos em ordem pré-determinada: inicia com a música A, passa pela B e termina com os sons da C. A cientista aponta que se o pássaro comete erros, logo os percebe, reiniciando o cortejo —um indício do quão desafiadora é a tarefa, conduzida cuidadosamente.

"Essas exibições são cansativas à ave tanto cognitiva quanto fisicamente. Isso se deve ao fato de que a fêmea do pássaro de lira soberba é extremamente exigente e apenas os machos mais habilidosos são capazes de impressioná-la e convencê-la a acasalar", explica a cientista. Vai que a moda pega para humanos também, né?