Topo

Esqueceu do feijão? A ciência explica como tirar o mau cheiro da geladeira

Getty Images/iStockphoto
Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Tilt, em São Paulo

09/05/2021 04h00

Quem já precisou lutar contra o mau cheiro persistente de uma geladeira deve ter percebido que nem sempre aquela receitinha infalível da vovó funciona. Isso acontece porque não existe uma fórmula mágica capaz de tirar todo tipo de futum do eletrodoméstico.

A química explica o porquê. A maioria dos odores desagradáveis que surgem na geladeira é provocada pela decomposição de alguma comida que está lá dentro (sabe aquele pote com o restinho de feijão que ninguém comeu?).

Na medida em que uma comida vai apodrecendo ela vai gerando gases nada cheirosos. Daí aquele cheiro horrível que sai da geladeira e invade a cozinha.

Nem sempre o que serve para o feijão estragado vai servir para aquele produto vencido esquecido no fundo da gaveta.

Tem solução para o mau cheiro?

  • Carvão vegetal ativado:

Funciona na maioria dos casos e é, basicamente, madeira queimada até virar um pozinho. Feito apenas de carbono, o carvão vegetal recebe oxigênio durante o processo de produção, com objetivo de abrir milhares de poros minúsculos entre os átomos de carbono.

Quando as moléculas do mau cheiro passam por esses poros minúsculos, elas são capturadas e dali não saem mais.

Se a geladeira estiver muito fedorenta, será preciso trocar o potinho de carvão dentro de alguns dias, já que a maioria dos poros que ficam em contato com o ar do eletrodoméstico estará cheio.

  • Pó de café:

Outra substância que age da mesma maneira é o pó de café. Quanto mais fino é o pó, melhor: mais espaço ele terá para capturar o cheiro. Quanto maior for a superfície de contato com o ar da geladeira, mais cheiro ele vai capturar.

Mas eles não são infalíveis

Tanto o carvão ativo quanto o café são compostos orgânicos que têm afinidade com gases orgânicos e, por isso, ótimas opções para tirar cheiro de comida podre. Mas a coisa muda de figura se o cheiro não estiver vindo de algum composto biodegradável.

Nesses casos, você pode usar:

  • Vinagre e limão: por conterem ácidos, eles conseguem "quebrar" a estrutura de proteínas ou interagir com compostos básicos e, assim, eliminar o cheiro;
  • Bicarbonato de sódio: por ter pH básico consegue tirar o mau cheiro se ele for proveniente de algum ácido;
  • Detergente: ajuda a eliminar o odor porque suas moléculas interagem com gordura e água, envolvendo a sujeira em micro envelopes solúveis em água.
  • Álcool: pode não ser tão eficiente quanto detergente, mas ele também interage com outras substâncias impregnadas nas partes internas da geladeira.

Às vezes pode ser difícil identificar se o cheiro vem de fato da sua geladeira. Na dúvida, vale a pena seguir dois passos:

  1. Passe o detergente antes para limpar todas as partes internas da geladeira;
  2. Coloque o carvão mineral ativado depois que tudo estiver limpo.

Quer manter a geladeira limpa e evitar que odores desagradáveis apareçam? Assegure-se de:

  • Lavar os produtos que acabaram de chegar do supermercado antes de colocá-los no refrigerador.
  • Manter o eletrodoméstico sempre limpo;
  • Observar sempre a validade e o estado de conservação dos alimentos.

Fonte:
Maria Lucilia dos Santos, professora no Instituto de Química da Universidade de Brasília.