Topo

Cacatuas são melhores em 'achar' objetos escondidos do que crianças

As cacatuas de Goffin se saíram melhores nos testes para descobrir objetos escondidos do que primatas e até crianças - Alice Auersperg
As cacatuas de Goffin se saíram melhores nos testes para descobrir objetos escondidos do que primatas e até crianças Imagem: Alice Auersperg

Do UOL, em São Paulo

02/08/2013 06h00

Você sabe que consegue observar, calcular e presumir quando um objeto que some de seu campo de visão voltará a aparecer.  Basta pensar em um trem entrando em túnel, para saber que ele vai sair do outro lado, por exemplo.

O que é novidade para você - e para a ciência - é que uma espécie de ave tem também uma impressionante habilidade neste quesito, superando macacos e até mesmo crianças, que só desenvolvem plenamente essa capacidade aos quatro anos.

A informação é destaque em estudo conduzido em parceria pelas universidades europeias de Viena e de Oxford, que foi publicado nesta semana no periódico científico Journal of Comparative Psychology.

Para chegar à descoberta, os pesquisadores submeteram oito cacatuas de Goffin a quatro diferentes desafios de "impermanência de objetos", como "movimento por trás de obstáculo", "transposição", "rotação" e "translocação".

Para o cientista Auguste von Bayern, da Universidade de Oxford, "a habilidade de voar e caçar ou ser caçado no ar exige boa noção espacial do animal" e poderia explicar o surpreendente desempenho das cacatuas nos testes.

A conclusão, segundo Thomas Bugnayer, também envolvido na pesquisa, pode vir a ajudar a "entender a relevância dessas habilidades em termos de ecologia e sociabilidade entre animais". Na divulgação do estudo, ele define a descoberta como uma "surpresa".

Os testes

No primeiro experimento que recriou o teste elaborado nos anos 1950 pelo renomado psicólogo Jean Piaget, um prêmio (uma pequena porção de alimento) é posto em uma redoma que é então movida por trás de dois ou três obstáculos e vez ou outra é levantada. Quando um dos recipientes não guarda o alimento, conclui-se que ele está escondido atrás do outro obstáculo.

Nesta fase, humanos apresentam bons resultados apenas a partir dos dois anos de idade e só os macacos de grande porte se saem bem.

No segundo experimento, o prêmio é posto debaixo de uma redoma e misturado junto a outras redomas vazias. Tanto macacos quanto humanos apresentam mais dificuldade no que anterior.

Já o terceiro experimento consiste em esconder o prêmio em uma redoma e misturá-la junto a outras, que rodavam em uma esteira que movia em diferentes ângulos. Já o quarto, o mais elaborado, as aves são movidas de lugar enquanto assistem às redomas se mexerem.

Nos testes, a capacidade e a habilidade da cacatua de Goffin em saber aonde estava escondido o prêmio impressionou cientistas e revelou superioridade em relação a crianças e macacos.