Topo

Por que o peso do nosso corpo mudaria em outros planetas?

Uma pessoa de 70 quilos pesaria mais do que o dobro em Júpiter - NASA, ESA, CSA, Jupiter ERS Team
Uma pessoa de 70 quilos pesaria mais do que o dobro em Júpiter Imagem: NASA, ESA, CSA, Jupiter ERS Team

Do UOL, em São Paulo

03/12/2022 04h00

Parece uma lipoaspiração espacial, mas é apenas Física: uma pessoa com 70 quilos na Terra pesaria apenas 11,6 quilos na Lua. Mas, se essa mesma pessoa viajasse para Júpiter, o gigante gasoso do Sistema Solar, seu peso subiria para mais de 165 quilos.

Para entender essa variação planetária de balança, é preciso ter em mente que, na Física, massa e peso são dois conceitos diferentes.

Na Astronomia e na Física, massa é a quantidade de matéria de um corpo. Essa quantidade de matéria não se altera quando alguém viaja da Terra para a Lua, por exemplo. Já o peso é o cálculo da força da gravidade que corpos gigantes, como a Terra e a Lua, exercem sobre outros corpos - inclusive os nossos.

Isso quer dizer que os números que vemos na balança da farmácia são, na verdade, um cálculo do seu peso, tendo como base a força da gravidade do planeta Terra. Se você pegar essa balança emprestada do dono da farmácia, viajar até a Lua e usá-la, o visor vai exibir um número que corresponde a apenas 16,57% do valor que você viu na Terra.

Atração gravitacional

ciencia - Nasa - Nasa
Astronauta Buzz Aldrin na superfície da Lua
Imagem: Nasa

A teoria funciona assim: todo objeto com massa atrai outro objeto que também tenha massa. Só que, quanto maior a massa de um objeto, maior a atração que ele exercerá sobre outros - principalmente sobre objetos menos massivos próximos.

É isso que, literalmente, mantém nossos pés no chão: a Terra tem massa suficiente para exercer força de atração gravitacional em tudo que há em sua superfície.

A Lua, que não é tão massiva quanto a Terra, possui força gravitacional bem menor. Por isso, os astronautas que estiveram lá apareciam nos vídeos da Nasa (Agência Espacial Norte-Americana) dando saltos gigantes, como se flutuassem. Na verdade, a gravidade lunar exerceu uma força bem menor sobre os corpos deles.

Mas a força de gravidade não depende do tamanho do objeto. Depende da massa. Essa pessoa de 70 quilogramas quando pisar na superfície do Sol, que é gigante e tem muita massa, vai passar a pesar 1.895 quilos. Só que se essa viagem for para uma estrela anã-branca, que é bem menor do que o Sol, essa pessoa vai pesar 91 milhões de quilos!

As anãs-brancas são normalmente estrelas muito pequenas, mas cheias de massa. Essa massa toda está comprimida em um espaço menor - em algumas delas, é como se pegássemos um fusca e o comprimíssemos para ele ficar do tamanho de um grão de areia.

Fonte: Gustavo Rojas, físico da Universidade Federal de São Carlos e representante brasileiro do ESON (ESO Science Outreach Network) e do GTTP (Galileo Teacher Training Program).