Topo

Estudo explica por que pão cai com a manteiga virada para baixo

Do UOL, em São Paulo

05/09/2013 06h00

Pesquisadores da Manchester MET University, na Inglaterra, investigaram as curiosas razões que fazem com que uma fatia de pão com manteiga quase sempre caia com a manteiga virada para o chão.

LEIA MAIS

  • Getty Images/iStockphoto

    Químicos ingleses criam fórmula do queijo quente perfeito

  • Thinkstock/Getty Images

    Postar comida no Instagram deixa refeição mais saborosa

Para descobrir o que causa esse tipo de acidente, o grupo fez testes com cem fatias de torrada com manteiga, que foram derrubadas de uma mesa com 76 centímetros de altura, distância similar à encontrada nos lares de todo o mundo.

Assim, os pesquisadores descobriram que em 81% das simulações, o pão caiu com a manteiga virada para baixo. Comprovada a teoria, foram buscar as razões.

A falta de sorte estaria em uma combinação de fatores. É que ao passar manteiga sobre um dos lados da torrada, a pessoa acaba alterando a textura da superfície do pão, que passa a ter menos atrito com o ar, e muda a rotação que a comida realiza ao cair da mesa.

Aliado a isso está o fato de que para a fatia poder girar 360 graus - e, assim, cair com a parte da manteiga virada para cima -, a mesa teria de ser bem mais alta que o habitual, chegando a ter 2,4 metros de distância em relação ao chão.

O estudo foi conduzido em uma ação pensada para divulgar o seriado de TV Big Bang Theory, produção norte-americana que tem dois físicos entre seus personagens principais. No Brasil, o seriado é exibido pelos canais SBT e Warner Channel.

"A questão do pão cair com a manteiga para baixo é o tipo de dilema que deixaria os protagonistas da série sem sono", diz o pesquisador Chris Smith, professor da Universidade britânica.

"Nossa pesquisa mostra que a Lei de Murphy existe quando falamos de torradas derrubadas no chão."