Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha? A ciência tem uma explicação

Teoria diz que os ovos vieram depois das galinhas - Getty Images/iStock
Teoria diz que os ovos vieram depois das galinhas Imagem: Getty Images/iStock

De Tilt*, em São Paulo

26/03/2023 04h00Atualizada em 27/03/2023 08h16

Mesmo com séculos de estudos e reflexões sobre o tema, a Ciência ainda não foi capaz de responder uma das questões fundamentais da existência: "quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?".

A pergunta é uma brincadeira paradoxal: se o ovo veio primeiro, quem botou? Se foi a galinha, como ela nasceu?

A linha de raciocínio desenvolvida numa pesquisa das universidades inglesas Sheffield e Warwick, em 2010, descobriu que a formação da casca do ovo da galinha depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários desta ave. Deste jeito, o ovo só poderia ter vindo depois da galinha.

Descendentes dos dinossauros

ciencia - iStock - iStock
Galinhas são descendentes de dinossauros
Imagem: iStock

Animais cujo embrião se desenvolve dentro de um ovo são chamados de ovíparos - do grupo fazem parte os peixes, anfíbios, répteis, monotremados, insetos, moluscos, aracnídeos e aves, como as galinhas.

De acordo com Charles Darwin, uma espécie sempre evolui de outra mais primitiva. As aves, como as galinhas, vieram dos dinossauros, que já colocavam ovos por aí há centenas de milhões de anos. Por meio de mutações, uma espécie acaba gerando "filhos" de outra espécie, ao longo de gerações.

A ave mais antiga conhecida é a Aurornis Xui: seus fósseis, encontrados na China, indicam que ela já possuía penas há aproximadamente 160 milhões de anos. Já o Archaeopteryx é conhecido como a "ave original" na linha evolutiva dos dinossauros.

Assim, os "pais" da galinha colocaram um ovo que já tinha um pintinho com o DNA da galinha dentro. Por essa teoria, o ovo teria vindo primeiro.

A questão é complicada e não tem um consenso, ainda que a teoria mais aceita seja a que o ovo veio primeiro. Segundo alguns cientistas, o ovo veio primeiro — eles teriam surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas apareceram há 50 milhões de anos.

Agora, se você considerar o ovo de galinha, tal como temos atualmente, a resposta é outra.

A galinha (Gallus gallus domesticus) evoluiu de uma espécie selvagem há cerca de 50 milhões de anos.

Em algum momento, um ancestral da galinha "domesticada" colocou um ovo contendo um embrião com características genéticas diferentes dos seus parentes.

Após ficar adulto, este embrião, então, colocou um ovo como o que temos hoje. Segundo essa teoria, a galinha veio primeiro.

Fontes: "Structural Control of Crystal Nuclei by an Eggshell Protein" de Colin L. Freeman, John H. Harding, David Quigley e P. Mark Rodger, universidades de Sheffield e Warwick, Inglaterra (2010).

*Com informações do Live Science e Academia Australiana de Ciência