Topo

Demora ao responder SMS indica mentira na mensagem, aponta estudo

Do UOL, em São Paulo

16/09/2013 06h00

Alguma vez você já desconfiou de que a pessoa com quem você estava trocando mensagens de texto mentia? Pois se ela demorou mais do que o habitual a responder algo que você perguntou, desconfie.

Segundo estudo realizado por pesquisadores da Brigham Young University, nos Estados Unidos, a demora ao responder a uma pergunta feita via SMS é um sinal de que o receptor da mensagem pode estar faltando com a verdade. O estudo foi conduzido com 100 pessoas e é destaque em edição do periódico ACM Transactions on Management Information Systems.

Para chegar à conclusão os pesquisadores pediram que os participantes conversassem com um computador por SMS e respondessem a 30 questões, mentindo para a máquina em 15 delas.

Assim, descobriram que os participantes levavam, em média, tempo 10% maior quando tinham de responder de forma mentirosa a uma questão, consumindo mais segundos para inventar e editar a resposta antes de enviá-la.

"Começamos a identificar sinais que não são facilmente detectados por humanos", diz, o co-autor, o professor Tom Meservy. Segundo ele, seres humanos só são capazes de perceber uma mentira em 54% das vezes em que são enganados —o percentual sobe ainda mais quando a mentira é contada virtualmente, como numa conversa via SMS, quando, ainda de acordo com os pesquisadores, há uma tendência maior para mentir.

"Conversas digitais são um terreno fértil para mentiras porque as pessoas podem facilmente fazer com que suas mensagens pareçam mais confiáveis", alerta Meservy. "Esse estudo dá a possibilidade de que sistemas baseados na lógica de uma sala de chat sejam criados para identificar um comportamento mentiroso em tempo real."