Topo

Cientistas identificam região cerebral que orienta respeito a leis

Do UOL, em São Paulo

03/10/2013 15h01

Você sabia que há uma área no cérebro destinada a lembrar as pessoas da necessidade de respeitar as leis de trânsito ou de ser honesto em negociações, por exemplo? Essa área chama-se córtex pré-frontal lateral direito e funciona mesmo quando não temos consciência que seremos punidos, segundo grupo da Universidade de Zurique, na Suíca, e da Universidade de Viena, na Áustria.

Para chegar a essa descoberta, publicada na revista Science nesta quinta-feira (3), os pesquisadores aplicaram em 63 adultos uma técnica chamada estimulação transcraniana por corrente contínua, de forma a estimular ou reduzir a atividade neuronal nessa área do cérebro.

O experimento foi conduzido durante um jogo entre os participantes, que simulava transferências de dinheiro entre eles, com possíveis punições no caso de o valor ser menor do que o recomendado.

Eles perceberam que o estímulo aos neurônios do córtex pré-frontal lateral direito interferia diretamente nas decisões tomadas.

No estudo, os cientistas ressaltam que quando a transferência do jogo continha a possibilidade de punição, o estímulo artificial fazia com que os participantes transferissem mais dinheiro entre si. Mas quando não havia um castigo em jogo, as transferências eram de montantes menores, evidência de que o papel do córtex pré-frontal lateral direito é diferente nessas situações.

A pesquisa aponta que o respeito a normas também era alterado quando os participantes jogavam contra um computador: a tendência era sempre a de transferir menos dinheiro. Isso sugere que o contexto social é levado em conta no funcionamento dessa área do cérebro.

A descoberta afirma o papel do córtex em importantes e primordiais aspectos do comportamento humano e pode levar a mudanças no tratamento de desordens neurológicas e psiquiátricas, ressaltam os autores europeus.