Topo

Objeto não identificado explode no céu da Rússia

Do UOL, em São Paulo

16/10/2013 19h12

Explosões no céu são mais comuns do que podemos imaginar - a Terra é bombardeada por toneladas de material que vem do espaço ou restos de satélites e foguetes a todo o momento -, mas quando elas ocorrem em regiões habitadas, sempre assustam e encantam aqueles que presenciam o fenômeno. Não foi diferente neste 10 de outubro, quando um objeto ainda não identificado cruzou o céu de cidades dos Montes Urais na Rússia e desapareceu após alguns segundos.

Algumas pessoas de Omsk e Ecaterimburgo presenciaram um objeto se mover em uma grande altitude em alta velocidade, deixando um rastro branco. Depois de um tempo, o objeto, que não se sabe se era um foguete ou meteoroide, queimou ao entrar na atmosfera e sumiu.

O usuário do youtube ZL OI disse "UFO, um estranho fenômeno ocorreu na atmosfera de Ecaterimburgo. Foi muito bonito ver este fenômeno. Era muito grande!". Já Zimolost15 diz que assistiu à queda de "alguma engenhoca incomum", que queimou nas camadas da atmosfera. 

Segundo o site Lifenews, o objeto poderia ser um foguete russo. O site ouviu um funcionário de um observatório local que afirmou que o trajeto corresponde com foguetes lançados do Cosmódromo de Baikonur e que o fenômeno visto seria o segundo estágio do foguete em combustão. A agenda de lançamentos militares não são divulgados. A Nasa (Agência Espacial Americana) traz um site sobre o cosmódromo, mas está fora do ar devido à votação do orçamento americano.

Na mesma região da Rússia, em fevereiro, um meteoro explodiu e feriu mais de 1000 pessoas. Nesta quarta-feira (16), um pedaço de meteorito de 570 quilos que sobreviveu à atmosfera foi retirado do lago Chebarkul.