Topo

Facilidade com matemática está ligada ao primeiro ano de vida, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

21/10/2013 17h21

A exposição de bebês a conceitos quantitativos ainda antes do desenvolvimento da fala pode indicar se a criança terá facilidade com o aprendizado de matemática futuramente. Isso sugere que o desempenho na disciplina seja influenciado não apenas pela educação e ambiente em que a criança se desenvolve, mas também por habilidades que vêm desde que ele nasce.

Tal tese é a base de um estudo conduzido pelo Departamento de Neurologia e Ciência da Duke University, nos Estados Unidos, que avaliou a desenvoltura matemática de 48 crianças em duas fases de suas vidas. A pesquisa é destaque na mais recente edição do periódico científico PNAS (Proceedings of the National Academy of Sciences).

Primeiramente os pequenos participantes do estudo foram analisados quando ainda tinham 6 meses, sendo expostos ao que os pesquisadores chamam de "senso primitivo de números" e tendo monitarada sua reação ao observarem imagens de pontos que variavam em número.

Três anos depois, as mesmas crianças voltaram a ser analisadas pelos pesquisadores, que aplicaram nelas uma bateria de testes avaliando conceitos como matemática simbólica, conhecimento dos nomes dos números, "senso primitivo de números" e nível intelectual.

Assim, os pesquisadores descobriram que o desempenho observado no primeiro teste foi condizente com o observado no segundo teste.

Ou seja: crianças que tinham senso numérico no primeiro teste mantiveram o bom desempenho, mostrando que a desenvoltura com a matemática pode já ser determinada antes da formação da linguagem.

Para os autores do estudo, a descoberta indica que o senso numérico na infância é fundamental à desenvoltura com a matemática.