Topo

Itália reconstrói texto filosófico da Idade Média de Avicena

Da Ansa, em Pisa

01/11/2013 10h27

Pela primeira vez, um dos textos chave da cultura árabe, a metafísica de Avicena, será reconstruído com critérios científicos. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (31) em Pisa, na Itália, onde o trabalho será realizado pela Escola Normal da cidade.  

Avicena foi o mais famosos filosofo e médico da civilização islâmica, quem viveu entre 980 e 1037.  

Até agora não existe uma edição completa e confiável do "Ilahyat", o mais importante texto de Avicena sobre a metafísica, que representou um momento chave na história da filosofia.  

O objetivo do projeto é o de substituir as versões do texto impresso existente com uma edição crítica e confiável, que contará com uma tradição em inglês.  

O texto representa um cruzamento fundamental entre as diferentes culturas (grega, árabe, latina, hebraica) e religiões (islâmica, cristã, hebraica), mas também entre disciplinas diferentes (filosofia, teologia e ciências).  

Por estas razões, o trabalho de Avicena simboliza a complexidade do pensamento da Idade Média, excelente exemplo do diálogo entre culturas e religiões diferentes.  

Nascido próximo de Bukhara, em uma região que hoje se localiza no Uzbequistão, Avicena foi o mais importante pensador do Islã oriental, já que foi filosofo, conselheiro político e médico reconhecido.  

Sua "metafísica" foi traduzida em latim no século 12 e se converteu rapidamente em um documento filosófico chave e que teve profundas influências.

O projeto é financiado pela agência ERC da União Europeia e a iniciativa está sob a responsabilidade do pesquisador de filosofia islâmica, Amos Bertolacci, que contará com um grupo de dez colaboradores.