Topo

Beber uísque em sala de madeira dá mais sabor à bebida, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

14/12/2013 06h00

O hábito de beber uísque pode ficar ainda mais prazeroso dependendo da decoração do ambiente. Quem afirma isso são pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, que, na última quarta-feira (9), publicaram no periódico científico Flavour um curioso estudo relacionando o ambiente à degustação da bebida símbolo da Escócia.

A descoberta aponta que o "ambiente em que o indivíduo saboreia o whisky influencia em como ele percebe alguns aspectos da bebida e até mesmo em quanto ele a aprecia".

A conclusão foi obtida por meio da participação de 441 pessoas no estudo.

Esses participantes foram convidados a tomar uma dose de whisky em três ambientes, cada um decorado de forma a ressaltar três características da bebida: o frescor de seu aroma, a doçura de seu sabor e o caráter amadeirado de seu retrogosto (aquela sensação que resta na boca após um gole).

Dessa forma, os pesquisadores notaram que quando o bebedor consumia a bebida em uma sala decorada com plantas em vasos e sentado sobre uma cadeira forrada com grama, sentia com mais intensidade o frescor do whisky.

Já a doçura da bebida era acentuada quando consumida por alguém numa sala contendo uma tijela de frutas vermelhas, ao passo que o retrogosto amadeirado do whisky ficava mais intenso quando o bebedor saboreava o drink em uma sala com paredes de madeira e ao som de lenha sendo queimada em uma fogueira.

A pesquisa aponta ainda que, desses três ambientes testados, a sala com paredes de madeira foi a que mais intensificou o sabor da bebida, de acordo com o depoimento dos participantes.

"Ao todo, esses resultados ampliam o conhecimento sobre a significativa influência que um ambiente multisensorial pode ter sobre a experiência e o apreciar de uma bebida (neste caso, uma dose de whisky)", afirmam os pesquisadores ao resumir o estudo, intitulado Comprovando a Influência de um Ambiente Multissensorial na Experiência de Beber Whisky.