Topo

Manipulação genética permite a verme viver 5 vezes além do habitual

O verme C. elegans teve o seu genoma decifrado em 1999 - AFP
O verme C. elegans teve o seu genoma decifrado em 1999 Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

25/12/2013 06h00

Um experimento realizado com sucesso em dois vermes da espécie C. elegans permitiu que os animais tivessem seu tempo de vida multiplicado por cinco.

ENVELHECIMENTO

  • Thinkstock

    Nem todas as espécies envelhecem da mesma maneira, humano pode ser exceção

Agora, cientistas do Buck Institute of Age Research, na Califórnia, nos Estados Unidos, afirmam que se a técnica puder ser aplicada a mamíferos, dará a seres humanos a capacidade de viver por até 500 anos.

Publicado na edição de dezembro do periódico científico Cell Reports, o experimento consistiu na manipulação genética dos vermes e, em termos práticos, dizem seus autores, aumenta a eficácia e intensidade de tratamentos anti-idade baseados em interações genéticas.

Em laboratório, um time liderado pelo cientista Pankaj Kapahi bloqueou moléculas-chave que afetam a ação da insulina no organismo dos vermes e também uma proteína chamada alvo da rapamicina (conhecida pela sigla mTOR).

Assim, as mutações provocadas na mTOR se mostraram capazes de extender o tempo de vida dos C. elegans em 30%, ao passo que as mutações na ação da insulina chegaram a dobrar o tempo de vida dos vermes.

A junção das duas mutações, esperavam os cientistas, iria extender a longevidade dos vermes em 130%, mas a combinação das alterações em laboratório mostrou ter uma capacidade muito maior do que a estimada.

Vermes do tipo C. elegans vêm sendo amplamente usados em estudos referentes a envelhecimento e longevidade.

"O que vimos foi um aumento sinergético de cinco vezes no tempo de vida. As duas mutações desencadearam uma resposta positiva em tecidos específicos, ampliando a durabilidade dos vermes", diz Kapahi, na divulgação do estudo. "Basicamente, os vermes viveram o que para um ser humano equivaleria a uma idade entre 400 e 500 anos."

Pesquisas futuras usando a mesma técnica devem ocorrer com camundongos e assim verificar se o efeito surtido nos vermes é repetido em mamíferos.