Topo

Cães conseguem reconhecer o rosto do tutor em fotos?

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/04/2023 10h58

Quem tem ou já teve um cachorro sabe que o animal é capaz de reconhecer suas feições no contato pessoal. Uma pesquisa conduzida pela Universidade de Helsinki, na Finlândia, foi além e mostrou que cães identificam rostos familiares até mesmo em fotografias.

Para chegar à descoberta, pesquisadores usaram uma tecnologia que monitora os movimentos dos olhos, aplicando-a a 31 cães de raças não divulgadas (destes, 23 eram animais domésticos, e os oito restantes viviam em canis).

No experimento, os bichinhos tiveram seus olhares mapeados enquanto observavam fotografias de seres humanos e de outros cachorros.

Das imagens exibidas, a maior parte era de pessoas aleatórias. Mas alguns rostos eram de tutores ou outras pessoas que faziam parte do convívio diário dos cães participantes.

Quando expostos a fotografias de rostos conhecidos, os cachorros detiveram o olhar sobre elas por mais tempo. Os resultados provaram que cães são mesmo capazes de reconhecerem rostos em imagens.

Já as imagens de outros cães fizeram com que os cães observassem as fotos por mais tempo ainda do que as de seus próprios tutores.

Fonte: Outi Vainio, cientista e professor de veterinária da Universidade de Helsinki, na Finlândia.