Renovação de neurônios apaga memórias da infância

Neurônios recém-nascidos no giro denteado do hipocampo (na imagem) podem apagar memórias antigas e ajudar a criar novas, indica estudo feito em ratos e publicado na revista Science - Jason Snyder/Science
Neurônios recém-nascidos no giro denteado do hipocampo (na imagem) podem apagar memórias antigas e ajudar a criar novas, indica estudo feito em ratos e publicado na revista Science Imagem: Jason Snyder/Science

08/05/2014 16h20

Pesquisas recentes associam o nascimento de novos neurônios (neurogênese) com a perda da memória da primeira infância. A “amnésia infantil” ocorre em várias espécies, inclusive entre os humanos. Agora, um estudo com ratos e porquinhos-da-índia feito na Universidade de Toronto, no Canadá,  mostra este processo de substituição de memórias, na revista Science, desta semana.

Segundo os cientistas, a produção constante de neurônios no hipocampo, que permite o registro de novas memórias, também rearranja as conexões mais antigas no cérebro e pode ocasionar o esquecimento das lembranças da infância.

O experimento da Universidade de Toronto usou choques elétricos leves para induzir os animais a sentir medo em determinados ambientes; depois, um grupo foi submetido a exercício físico, que eleva naturalmente os níveis de neurogênese, ou a medicamentos estimulantes. Os cientistas descobriram que perdeu o medo mais rápido o grupo de animais em que o nascimento de neurônios foi potencializado.