Topo

Vídeo mostra tremores no planeta nos primeiros meses de 2014

Do UOL, em São Paulo

08/05/2014 11h46

Um vídeo divulgado pelo Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico (PTWC, na sigla em inglês) mostra todos os terremotos que foram registrados no mundo de 1º de janeiro até 30 de abril. Em abril, foram 13 grandes terremotos, algo incomum, sendo que cinco tinham magnitude superior a 7,8.

De acordo com o PTWC, que também controla tsunamis, cinco alertas para ondas gigantes foram emitidos apenas no último mês. O centro não indicou o que poderia estar por trás dessas mudanças nas atividades sísmicas.

A animação, elaborada com dados do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês), mostra uma grande quantidade de tremores.

Para indicar a magnitude e a profundida marinha dos fenômenos, os círculos possuem tamanhos e cores diferentes, respectivamente.

A maior movimentação foi registrada no dia 1º de abril, quando um tremor de 8,2 afetou o Chile e provocou a morte de seis pessoas, cerca de 60 réplicas e um alerta de tsunami.

O país também teve outro terremoto, dois dias depois, de magnitude 7,8. Mas, segundo o centro, outros fenômenos intensos também foram registrados na Nicarágua, no México, no Canadá e no sul do oceano Atlântico.

A animação termina com um mapa recapitulando todos os terremotos destes quatro meses.