Topo

Focas teriam sido responsáveis por trazer tuberculose para a América do Sul

Subtipo do vírus descoberto em esqueletos peruanos se assemelha ao encontrado em focas - Ricardo Bastida/Science News/Reprodução
Subtipo do vírus descoberto em esqueletos peruanos se assemelha ao encontrado em focas Imagem: Ricardo Bastida/Science News/Reprodução

Do UOL, em São Paulo

23/08/2014 07h00

Focas teriam trazido tuberculose para a América do Sul muito antes da chegada de Cristóvão Colombo ao Novo Mundo, segundo novo estudo publicado na Nature.

Através da análise do material genético do vírus da tuberculose encontrado em três esqueletos peruanos, que datam de 1.000 e 1.300 anos atrás, pesquisadores revelaram que a cepa (subtipo) do vírus achada nos ossos não corresponde ao mesmo subtipo trazido pelos exploradores europeus. Em vez disso, ela se assemelha a que infecta focas no Hemisfério Sul.

Os pesquisadores pensavam que o Mycobacterium tuberculosis, a bactéria que causa a tuberculose, teve origem em bovinos, sendo passada para os humanos após a domesticação das vacas leiteiras, trazida para as Américas pelos europeus.